Skip to content

2011 Press Releases

Trend Micro detecta golpe no Facebook sobre suposta morte de Lady Gaga

São Paulo, agosto de 2011 - Após detectar uma onda de golpes virtuais relacionados à morte da cantora Amy Winehouse, a Trend Micro, multinacional especializada em segurança digital e líder em computação na nuvem, detectou um spam do Facebook falsamente atribuído à agência de notícias BBC (British Broadcasting Corporation), que supostamente divulga a morte da cantora Lady Gaga.

O ataque aparece postado no mural da rede social com o assunto: “BREAKING: Lady Gaga Found Dead in Hotel Room” (ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Lady Gaga é Encontrada Morta em Quarto de Hotel). Para dar mais veracidade ao golpe, abaixo do título há um link para o site verdadeiro da emissora, www.bbc.co.uk, assim como a descrição “This is the most awful day in the US history” (Este é o dia mais horrível da história dos EUA).

O golpe ludibriou usuários com um vídeo que parecia estar hospedado no site da BBC. Ao clicar no link, a pessoa é direcionada a um site malicioso com URLs, botões e imagens semelhantes aos do site legítimo. A diferença é que a página falsa contém um grande botão Play, sendo o único elemento no qual é possível clicar.

Os curiosos o suficiente para assistir ao vídeo foram induzidos a completar uma pesquisa antes de iniciá-lo. Enquanto essa ação é realizada, suas contas do Facebook ativam o dispositivo Curtir, publicando o post malicioso em seu mural a fim de disseminar a ameaça para seus amigos. Quando a vítima termina de responder a falsa pesquisa, aparece um botão com a frase “You won!” (Você venceu!). E então, a pessoa é direcionada a sites que permitem que cibercriminosos ganhem dinheiro a cada visita.

De acordo com a Trend Micro, ataques no Facebook que figuram celebridades e notícias de grande relevância são cada vez mais frequentes. A empresa, que vem bloqueando as URLs relacionadas ao ataque por meio de sua infraestrutura - a Smart Protection Network, aconselha os usuários a estarem atentos a tais ameaças.

Sobre a Trend Micro

A Trend Micro Inc., líder mundial em conteúdos de segurança para internet, se concentra em garantir o intercâmbio de informações digitais para empresas e consumidores. Pioneira nessa área, a empresa está aperfeiçoando ainda mais sua tecnologia de gerenciamento integrado de ameaças, com a finalidade proteger a continuidade operacional, as informações e as propriedades particulares contra malware, spam, vazamento de dados e as mais novas ameaças web. Para saber mais sobre ameaças web e malwares visite www.trendmicro.com/go/trendwatch. Por meio de soluções flexíveis, que avaliam multiplos fatores ligados à web e possuem suporte de especialistas em todo o globo, 24 horas por dia, a Trend Micro oferece produtos confiáveis, que são comercializados através de seus canais. Informações adicionais sobre a empresa entre no www.trendmicro.com.


Siga a Trend Micro