Skip to content

2011 Press Releases

Trend Micro detecta ataque no Facebook que aproveita-se do LinkedIn

São Paulo, 5 de julho de 2011 – Recentemente pesquisadores da Trend Micro, líder mundial em segurança na nuvem, descobriram um ataque no Facebook que se aproveita do LinkedIn, rede social voltada a profissionais, como forma de redirecionamento. O ataque é disparado com uma mensagem no mural com o título: “The Video That just ended Justin Biebers career for good!” (O vídeo que acabou de vez com a carreira do Justin Bieber). Quando um usuário clica no link da imagem, uma mensagem semelhante é publicada em seu mural.

Este ataque no Facebook, fazendo uso do LinkedIn é novo, uma vez que os cibercriminosos geralmente utilizam encurtadores de URLs e páginas de fãs do facebook para direcionar os usuários a websites maliciosos. O uso de um site legítimo reduz a possibilidade de os usuários desconfiarem de que se trata de uma ameaça maliciosa.
A URL à qual o usuário é direcionado não está no domínio do LinkedIn. Trata-se de um redirecionamento para outra URL. É incomum que o LinkedIn permita este tipo de redirecionamento em seu site sem nenhum tipo de verificação. Quando o usuário clica em ‘continue’, o navegador acessa uma página que mostra um reprodutor de vídeo. Este vídeo, supostamente, seria sobre o famoso cantor Justin Bieber.

Quando o usuário clica no botão ‘play’, o navegador direciona-o para o site Erro! A referência de hiperlink não é válida., que exibe uma janela solicitando-lhe que responda a um breve questionário antes de assistir ao suposto vídeo do Justin Bieber. O ataque também informa que o usuário pode receber um vale-presente do Walmart no valor de US$ 1.000 ou um presente do facebook quando responder ao falso questionário. O script malicioso que executa este redirecionamento foi detectado pela Trend Micro
 

Sobre a Trend Micro

A Trend Micro Inc., líder mundial em conteúdos de segurança para internet, se concentra em garantir o intercâmbio de informações digitais para empresas e consumidores. Pioneira nessa área, a empresa está aperfeiçoando ainda mais sua tecnologia de gerenciamento integrado de ameaças, com a finalidade proteger a continuidade operacional, as informações e as propriedades particulares contra malware, spam, vazamento de dados e as mais novas ameaças web. Para saber mais sobre ameaças web e malwares visite www.trendmicro.com/go/trendwatch. Por meio de soluções flexíveis, que avaliam multiplos fatores ligados à web e possuem suporte de especialistas em todo o globo, 24 horas por dia, a Trend Micro oferece produtos confiáveis, que são comercializados através de seus canais. Informações adicionais sobre a empresa entre no www.trendmicro.com.


Siga a Trend Micro