Skip to content

2011 Press Releases

Terremoto japonês é utilizado para disseminação de falsos antivirus

São Paulo, março de 2010 - De acordo com pesquisadores da Trend Micro, multinacional especializada em segurança digital, as consequências provocadas pelo terremoto que recentemente atingiu o Japão promoveram a criação de uma onda de sites maliciosos, elaborados por cibercriminosos oportunistas. Seu objetivo é utilizar a atenção que a mídia tem dado a esse evento para atrair os internautas a sites com um falso antivírus, ou FAKEAV.

Um dos sites maliciosos ativos rastreados pela empresa apresentava como palavras-chave de busca a frase "most recent earthquake in Japan", ou "terremoto mais recente no Japão", para infectar usuários com a variante TROJ_FAKEAV.PB.

Diante desse quadro, a Trend Micro recomenda que os leitores de notícias pela internet busquem sempre informações em sites confiáveis. Essa é uma das formas de se prevenir desse tipo de atividade maliciosa, que tem se tornado cada vez mais comum após o acontecimento de catástrofes, como no caso das explosões no metrô de Moscou, ou do ultimo terremoto que atingiu as Filipinas.

Sobre a Trend Micro

A Trend Micro Inc., líder mundial em conteúdos de segurança para internet, se concentra em garantir o intercâmbio de informações digitais para empresas e consumidores. Pioneira nessa área, a empresa está aperfeiçoando ainda mais sua tecnologia de gerenciamento integrado de ameaças, com a finalidade proteger a continuidade operacional, as informações e as propriedades particulares contra malware, spam, vazamento de dados e as mais novas ameaças web. Para saber mais sobre ameaças web e malwares visite www.trendmicro.com/go/trendwatch. Por meio de soluções flexíveis, que avaliam multiplos fatores ligados à web e possuem suporte de especialistas em todo o globo, 24 horas por dia, a Trend Micro oferece produtos confiáveis, que são comercializados através de seus canais. Informações adicionais sobre a empresa entre no www.trendmicro.com.


Siga a Trend Micro