Skip to content

2011 Press Releases

Trend Micro alerta sobre as vulnerabilidades dos navegadores

São Paulo, março de 2011 – Uma nova modalidade de ataque que tem como objetivo o roubo de informações financeiras foi identificada pelos especialistas da Trend Micro, multinacional especializada em segurança virtual. A técnica conhecida como Men in the Browser pode ser utilizada por vários códigos bancários, sendo inclusive já usada pela botnet Zeus. A ameaça explora uma vulnerabilidade dos navegadores para instalar um código que age interceptando a conversa do usuário com o seu home banking, tendo acesso as suas informações como senha e números de cartão.

De acordo com Leonardo Bonomi, pesquisador e responsável pelo laboratório brasileiro da empresa, esse novo trojan fica invisível para o sistema de segurança dos computadores e o usuário descobre apenas quando já teve prejuízos com sua atuação.

"O código se instala no computador de maneira simples. Ao entrar em qualquer página infectada, o navegador apresenta algum problema e fecha. Nesse momento o código já está instalado no computador do usuário, sem que ele acesse nenhum link ou baixe qualquer ameaça. A partir daí, quando o usuário entrar na página do seu banco, o código será ativado, interceptando a troca de informações, para então se apoderar dos dados do internauta", afirma Bonomi.

Para evitar a infecção, o especialista ressalta a importância dos usuários manterem seus sistemas de segurança atualizados, assim como só acessarem as páginas bancárias de máquinas conhecidas e protegidas. "É muito importante que os usuários se conscientizem de que é preciso cautela na hora de realizar transações bancárias pela internet e de que nunca se deve realizar essas operações em máquinas públicas. O ambiente precisa estar seguro, com o sistema de segurança atualizado e rodando corretamente", finaliza.

Sobre a Trend Micro

A Trend Micro Inc., líder mundial em conteúdos de segurança para internet, se concentra em garantir o intercâmbio de informações digitais para empresas e consumidores. Pioneira nessa área, a empresa está aperfeiçoando ainda mais sua tecnologia de gerenciamento integrado de ameaças, com a finalidade proteger a continuidade operacional, as informações e as propriedades particulares contra malware, spam, vazamento de dados e as mais novas ameaças web. Para saber mais sobre ameaças web e malwares visite www.trendmicro.com/go/trendwatch. Por meio de soluções flexíveis, que avaliam multiplos fatores ligados à web e possuem suporte de especialistas em todo o globo, 24 horas por dia, a Trend Micro oferece produtos confiáveis, que são comercializados através de seus canais. Informações adicionais sobre a empresa entre no www.trendmicro.com.


Siga a Trend Micro