Skip to content

2012 Press Releases

Nova versão da Smart Protection Network, infraestrutura da Trend Micro, identifica mais de duas mil ameaças por segundo

Trend Micro aprimora sua infraestrutura de segurança na nuvem e oferece proteção em tempo real ainda mais eficiente

São Paulo, agosto de 2012 - A Trend Micro, líder global de segurança na nuvem, anuncia a expansão da Trend Micro Smart Protection Network – infraestrutura de segurança com base na nuvem lançada em 2008 e que dá suporte à maioria dos produtos e serviços da empresa. A mais recente versão da Smart Protection Network incorpora recursos analíticos avançados para grandes volumes de dados, permitindo assim que a Trend Micro identifique novas ameaças por meio de uma base maior de fontes de dados, fornecendo inteligência global sobre ameaças e interrompendo-as mais rapidamente.

Hernán Armbruster, vice-presidente da Trend Micro no Brasil, afirma que a expansão da Smart Protection foi estimulada pelas constantes movimentações do ambiente virtual. “Desde o lançamento da Smart Protection Network, em 2008, o cenário de ameaças mudou e está agora concentrado na mobilidade e em ataques direcionados. Ameaças e ataques cibercriminosos assumiram um nível sem precedentes em termos de volume, velocidade, e variedade. Estas mudanças exigem uma abordagem de segurança mais inteligente e acelerada para que nossos clientes possam abraçar com convicção a era dos dispositivos móveis e da nuvem, sabendo que seus dados estão protegidos, não importando onde estão localizados”.

Os recursos adicionais são fundamentais para mobilidade, adoção de cloud, ameaças persistentes avançadas e ataques direcionados, foram integrados à Smart Protection Network com objetivo de lidar com o volume, variedade e velocidade de ameaças. A nova versão inclui:

  • Tecnologias recém-adicionadas, incluindo reputação de aplicativos para mobile, regras de vulnerabilidade, regras de inspeção de rede e whitelisting na nuvem;
  • Novas ferramentas customizadas para correlacionar as informações críticas entre todos os componentes de um ataque, comportamentos modelo e ambientes em que trabalham os cibercriminosos, para determinar rapidamente se algo é bom ou ruim. Esta modelagem permite que a Trend Micro identifique proativamente novas ameaças nos fluxos de dados usando métodos de análise comportamental;
  • Uma infraestrutura superior para cloud, que permite maior capacidade de coleta de quantidades massiva de dados sobre ameaças sem consumir muita banda em redes de clientes e endpoints ou terminais. A Trend Micro foi uma das primeiras empresas de segurança a ir além da abordagem convencional de proteção residente e utilizar o poder da nuvem para bloquear as ameaças antes que elas cheguem aos usuários. A Smart Protection Network fornece proteção automática por meio de sua infraestrutura na nuvem, permitindo que a Trend Micro proteja os clientes em ambientes físicos, mobile, virtuais, e na nuvem.

Com isso, as empresas que possuem as soluções Deep Security – principal produto da empresa para ambientes físicos, virtuais e na nuvem e Deep Discovery - solução inovadora de detecção avançada e persistente de ameaças, e os usuários que utilizam o Trend Micro Titanium passam a receber mais proteção em tempo real.

O cenário das ameaças: Antiga e Atualmente
De acordo com a empresa, o ambiente virtual exige que os fornecedores lidem com os 3 “V” das ameaças: volume, variedade e velocidade. Cada um destes aspectos está crescendo rapidamente, exigindo mudanças em como os fornecedores de segurança gerenciam as ameaças atuais, especialmente devido ao crescimento da adoção da nuvem, do uso de dispositivos móveis e cyber ataques. “Em 2008, a Trend Micro identificou um milhão de amostras de malware, em comparação com 30 milhões de ameaças singulares que a Trend Micro está rastreamento em 2012. As ameaças mobile também estão em ascensão: Em 2008, a Trend Micro detectou menos de 100 ameaças desenvolvidas para dispositivos móveis; por comparação, em 2012, a Trend Micro já identificou quase 27 mil novos aplicativos maliciosos somente na plataforma Android”, reforça Armbruster.

O executivo também ressalta que, dentro deste novo ambiente, o volume de dados também está em ascensão e em constante movimento - da nuvem, para servidores, para terminais e para dispositivos móveis. “Segundo o IDC, o volume de dados que necessitará de proteção vai crescer por um fator de 90 até 2020. Para responder a estas tendências, a Smart Protection Network permite que as organizações e indivíduos tenham uma abordagem de segurança mais centrada nos dados. Ao contrário da tradicional segurança centrada em perímetro, que assumia que fronteiras de proteção cercavam os dados críticos, a Smart Protection Network protege os dados onde quer que eles estejam”.

A Smart Protection Network: Antiga e Atualmente
Com a introdução da Smart Protection Network, em 2008, a Trend Micro marcou uma nova era na abordagem de segurança, acelerando o processo de analisar padrões de downloads no cliente e bloqueando ameaças em sua origem - a nuvem. A Trend Micro foi uma das primeiras fornecedoras de segurança a usar tecnologia baseada na nuvem para bloquear ameaças antes que elas chegassem à uma rede ou terminal.

“No início, a Smart Protection Network gerenciava cinco bilhões de URLs, e-mails, e consultas de arquivos diariamente. Em 2012, esse número mais que triplicou, são mais de 16 bilhões de consultas por dia. Da mesma forma, em 2008, a Smart Protection Network analisava 1 terabyte de dados sobre ameaça por dia, em comparação com os mais de 6 terabytes de dados que analisa agora”, complementa Armbruster.

Atualmente, a Smart Protection Network identifica e bloqueia mais de 200 milhões de ameaças por dia – o que significa mais de 2.300 ameaças por segundo. A infraestrutura tem como base de suporte laboratórios de pesquisa em 12 regiões diferentes em todo o mundo, e 1200 especialistas em segurança globalmente trabalhando em vigilância e prevenção.

Disponibilidade
A Trend Micro Smart Protection Network está estrategicamente integrada a todos os produtos e serviços da empresa, incluindo mobile, terminais, servidores, rede, mensagens, gateway, e as ofertas de SaaS para consumidores e empresas de todos os tamanhos. Atualmente, 48 das 50 maiores corporações globais confiam na capacidade da Trend Micro de coletar, identificar e proteger por meio da Smart Protection Network, garantindo que o volume, velocidade e variedade de dados de ameaças serão geridos de forma eficiente e eficaz.

Para garantir privacidade, a empresa também oferece o Smart Protection Server, assegurando que a comunicação e as consultas permaneçam dentro da rede local. Novos serviços também já estão disponíveis, permitindo que as organizações usem a inteligência acionável a partir da Smart Protection Network para construir ou melhorar a sua infraestrutura de segurança, neutralizando violações de dados e outras ameaças potenciais.

A Smart Protection Network também é base para as ferramentas online gratuitas da Trend Micro:

  • Trend Micro HouseCall, um software antivírus sob demanda que rastreia e remove vírus, trojans, worms, plugins indesejados em navegadores e outros tipos de software de malware.
  • Trend Micro HouseCal para Mobile, que analisa dispositivos Android buscando aplicativos infectados, cavalos de Tróia e maliciosos.
  • Trend Micro Smart Surfing para dispositivos iPad, iPhone e iPod Touch, que proporciona uma experiência mais inteligente e segura ao navegar na internet à partir de um dispositivo Apple.
  • O aplicativo Trend Micro ThreatWatch para iPhone e Android agrega e oferece informações sobre ameaças para dispositivos móveis, oferecendo aos profissionais de segurança, organizações e indivíduos uma maneira conveniente e prática de se manter atualizado sobre as últimas ameaças à partir de seus dispositivos móveis.

 

Sobre a Trend Micro

A Trend Micro Inc., líder mundial em conteúdos de segurança para internet, se concentra em garantir o intercâmbio de informações digitais para empresas e consumidores. Pioneira nessa área, a empresa está aperfeiçoando ainda mais sua tecnologia de gerenciamento integrado de ameaças, com a finalidade proteger a continuidade operacional, as informações e as propriedades particulares contra malware, spam, vazamento de dados e as mais novas ameaças web. Para saber mais sobre ameaças web e malwares visite www.trendmicro.com/go/trendwatch. Por meio de soluções flexíveis, que avaliam multiplos fatores ligados à web e possuem suporte de especialistas em todo o globo, 24 horas por dia, a Trend Micro oferece produtos confiáveis, que são comercializados através de seus canais. Informações adicionais sobre a empresa entre no www.trendmicro.com.


Siga a Trend Micro