Skip to content

2012 Press Releases

Trend Micro afirma que 70% das empresas que apostam no BYOD consideram a produtividade com maior benefício. Segurança está entre as principais preocupações

• Duas pesquisas encomendadas pela empresa e elaboradas por consultorias independentes retratam a discussão sobre o tema e destacam os cuidados necessários para a proteção dos ambientes

São Paulo, agosto de 2012 – Duas pesquisas encomendadas pela Trend Micro, líder em segurança na nuvem e realizadas pelas consultorias Forrester Consulting e Decisive Analytics, retratam quais são os principais benefícios e os maiores desafios para as empresas que estão integrando iniciativas de BYOD em sua rotina. Os estudos, que ouviram mais de 600 profissionais de TI dos EUA, Reino Unido, França e Alemanha, mostram que 78% dos decisores de TI desses países afirmam que seus funcionários estão utilizando dispositivos móveis pessoais para conduzir negócios em nome de suas empresas e que a segurança desses dispositivos é a principal preocupação no momento.

Intituladas como Key Strategies to Capture and Measure the Value of Consumerization of IT e Mobile Consumerization Trends & Perceptions, os relatórios informam que 78% das empresas entrevistadas possuem programas de BYOD e que, desse universo, 60% incluem smartphones na estratégia e 47%, tablets e laptops. Quando questionados por que o BYOD foi instituído, 70% das empresas citam o aumento da produtividade como principal benefício.

Hernán Armbruster, vice-presidente da Trend Micro no Brasil, afirma que esses resultados espelham o comportamento das empresas que já descobriam as vantagens dessa tendência. “O fenômeno BYOD permite que as empresas se tornem mais competitivas e inovadoras, estimulando a criatividade dentro do ambiente de trabalho, ao mesmo tempo em que reduz custos para a organização”.

Entre os grandes desafios de gestão desse novo ambiente corporativo, está a garantia de que os devices terão sua segurança garantida, prova disso é que 83% das empresas que autorizam as práticas de BYOD exigem que os usuários instalem software de segurança como medida de precaução. “Essa preocupação é justificada pelos números das próprias pesquisas, que revelam que 47% das empresas que permitem que funcionários conectem seus dispositivos na rede da empresa já sofreram violação de dados. Esse fato provocou mudanças imediatas nos protocolos de segurança dessas companhias, com restrições de direitos e permissões de acesso aos dados (45%), ou instalação de software de segurança (43%). Apesar do problema, apenas 12% das empresas proibiram completamente o BYOD”, completa o executivo.

Gráfico das medidas tomadas:

PR_Pesquisa Consumerização_0812

O segredo para tirar o melhor desse movimento é ter todos os dispositivos assegurados, o que pode ser feito por meio da implementação de políticas e procedimentos adequados de BYOD. Ao trabalhar com um parceiro de segurança que compreenda a maneira correta de proteger todos os dispositivos da rede, as empresas podem utilizar essa tendência sem risco”, finaliza Armbruster.

 

Acerca de Trend Micro:

Trend Micro Incorporated, líder global em segurança em nuvem, proporciona a empresas e consumidores um mundo seguro para a troca de informações digitais, por meio da segurança para conteúdo na internet e gerenciamento de ameaças. Com mais de 20 anos de experiência, a empresa é pioneira em segurança para servidor. Nós oferecemos segurança altamente conceituada, baseada em cliente, servidor e em nuvem, que atende às necessidades de nossos consumidores e parceiros, impede ameaças mais rápido e protege dados em ambientes físicos, virtualizados e em nuvem. Potencializados pela infraestrutura Trend Micro™ Smart Protection Network™, nossos produtos, serviços e segurança líderes na indústria de cloud-computing impedem a ação de ameaças de onde quer que elas surjam, na internet, com o apoio de mais de 1.000 especialistas em inteligência de ameaças em todo o mundo. Para informações adicionais, visite www.trendmicro.com.


Siga a Trend Micro